DIFERENÇA ENTRE SHAMPOO
- Joh Dias

- 15 de out.
- 3 min de leitura
Hoje vamos falar sobre as diferenças entre shampoos, e vou te ensinar aqui a escolher o tipo de shampoo ideal para o seu cabelo!
Antes de tudo, precisamos entender qual a função de shampoo na hora da lavagem. O shampoo serve para limpar o couro cabeludo e retirar toda impureza e sujeira.
Temos uma variedade imensa em shampoos: com muito detergente, pouco detergente, médio detergente, químico, tratamento, transparente, cremoso.
Uma dúvida muito comum entre as pessoas é: o cabelo acostuma com o shampoo? A resposta é NÃO! O que acontece na verdade, é que todo shampoo tem o seu benefício: seja tratar, limpar, hidratar, nutrir, reconstruir, controlar oleosidade… e quando o shampoo passa a ter efeito contrário no cabelo, é que na verdade ele já cumpriu o papel dele no fio. Então o ideal é sempre intercalar diferentes shampoos.
Acontece muitas vezes da pessoa usar um shampoo, por exemplo, para cabelos oleosos, e no começo ela ama esse shampoo e vê que realmente sua oleosidade foi controlada. Mas chega um ponto que não vê mais isso, e é nessa hora que ela acredita que o cabelo acostumou com o shampoo. Então, ela troca a marca do shampoo, mas continua usando para cabelos oleosos. E acha que essa marca não foi boa para o seu cabelo. O que na verdade não é isso que aconteceu, o que acontece é que o benéfico do shampoo já foi realizado, e é aí que deve-se usar um shampoo com outra finalidade, como por exemplo um shampoo hidratante.
Podemos usar o mesmo shampoo a vida toda se quisermos, desde que intercalamos com outro.
Imagina um balde, em baixo de uma torneira. Você abre a torneira até encher o balde. O que acontece se você não fechar essa torneira? O balde vai transbordar, certo? O shampoo no cabelo funciona da mesma forma, ele vai cumprir seu benéfico até o cabelo ser saciado por ele. Cumprindo seu benéfico, ele pode dar efeito reverso, mas não porque o cabelo acostumou, mas sim por ter cumprido seu benefício.
Agora vem comigo descobrir o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo!
Se você tem um cabelo oleoso, o mais indicado é usar um shampoo transparente, que tira mais resíduo. Podendo intercalar com um shampoo mais cremoso e hidratante.

Agora se você tem um cabelo fino e com frizz, o indicado é um shampoo transparente com efeito hidratante, podendo intercalar com um shampoo nutritivo.
Para quem tem cabelos com coloração, o mais indicado é sempre shampoos com pouco detergente, para manter a cor do cabelo por mais tempo, podendo intercalar com shampoos nutritivos.
Para as descoloridas (cabelos com mechas/luzes), o indicado é shampoo reconstrutor, intercalando com shampoo hidratante.
Para cabelos alisados quimicamente, o ideal é sempre usar shampoo sem sulfato, intercalando com shampoo hidratante também sem sulfato.
Agora se você tem cabelos com curvatura (principalmente cacheadas ou afros), sempre usar shampoo com pouco detergente. Cabelos com curvatura tende a ser mais sensíveis e com fios mais finos, o que pede mais cuidado.

Shampoos conhecidos como leitosos (shampoos brancos/cremosos), é a mistura de leite + óleo, o que normalmente não dá certo em cabelos finos e oleosos, pois tende a pesar mais os fios, então se atente também a cor do shampoo! Cabelos oleosos pedem shampoos com transparência, por conter menos óleo.
E então, você está usando o shampoo ideal para seu tipo de cabelo?
E antes de me despedir, deixo aqui meus parabéns a toda classe de professores, um lindo dia a todos aqueles que tem a missão em compartilhar conhecimento.
15 de outubro, dia dos professores!
Até nosso próximo encontro!



Comentários