top of page

O QUE FAZ UM COMPUTADOR SER GAMER – MONITOR (parte 2)

Em continuação aos artigos anteriores, buscando explicar para aqueles que nada entendem a respeito da diferença entre um computador normal e um PC gamer, caso você mesmo pretenda ter um ou deseja presentear um filho, antes de adquirir sugiro a leitura dos artigos anteriores e também dos próximos para não ser engando por um vendedor ou anúncio que diz uma coisa e vende outra! Buscando usar linguagem simples pretendo levar muitos a iniciarem a viagem neste mundo de jogos com belos

gráficos e buscando uma excelente jogabilidade.


Dando continuidade aos artigos anteriores, vamos continuar falando sobre os monitores e suas características.

Um ponto a ser observado quando vamos escolher é o tipo de tela, como ela funciona, e pode ser IPS, TN ou VA.


 

Mas que significam estas siglas?


IPS (In-Plane Switching): Como funciona: Os cristais líquidos se alinham paralelamente ao substrato (na horizontal) e “giram” no mesmo plano para deixar a luz passar, resultando em amplos ângulos de visão, seus pontos fortes são a sua melhor precisão de cor e qualidade de imagem, com ângulos de visão mais amplos e pouca perda de brilho e cor. Porém são painéis geralmente mais lentos quanto a frequência e com preço mais elevado. Ideal para quem prefere qualidade de imagem a desempenho em FPS (veja artigo anterior). Traz portanto maior imersão quanto a qualidade. 



TN (Twisted Nematic): Neste tipo de tecnologia os cristais líquidos são dispostos em uma estrutura torcida e “giram” rapidamente para bloquear a luz de fundo o que resulta em um menor tempo de resposta, com baixa latência, tendo seu preço mais acessível, porém não sendo tão fiel nas cores como nas telas IPS. Ideal para gamers que priorizam FPS em vez de qualidade de imagem.


 

VA (Vertical Alignment): Aqui os cristais líquidos são dispostos verticalmente e “se inclinam” quando uma corrente elétrica é aplicada, nela o ponto forte é que possui um ótimo contraste, ângulos de visão melhores que no TN porém com maior chance de ‘ghosting’ que é um rastro perceptível na tela quando há movimentos rápidos. Ideal para quem precisa de um bom equilíbrio entre cores, contraste e velocidade, como quem joga e também assiste filmes, ou para quem trabalha com tons escuros. (Seria como um meio termo entre as duas tecnologias abordadas acima). 



Assim a escolha do tipo de painel (IPS, TN ou VA) depende da sua prioridade: escolha TN para o melhor custo-benefício e velocidade em jogos competitivos, VA para o contraste ideal em ambientes escuros e filmes, e IPS para cores mais precisas e ângulos de visão amplos em design ou edição.


E por último, quanto aos monitores, a última coisa que devemos observar é seu modo de conexão. 


As duas melhores formas de conexão para um monitor gamer são HDMI e DislplayPort.



O DisplayPort geralmente suporta resoluções e taxas de atualização mais altas, sendo ideal para PCs gamer e monitores de alta performance, quando se tem uma excelente placa de vídeo, muita memória e processadores rápidos. Já o HDMI é mais comum e versátil, encontrado em TVs, vídeogames e muitos modelos de monitores, e geralmente a mais comum entre as opções para para entretenimento doméstico.


O HDMI suporta altas resoluções e taxas de atualização, mas pode ser limitado em comparações com o DisplayPort porém sua versão HDMI 2.1 melhorou bastante o desempenho, aumentando a taxa de transferência de dados por segundo. O DisplayPort suporta resoluções e taxas de atualização mais altas em geral, ideal para jogos e design gráfico suportando a conexão de múltiplos monitores em série (algo que o HDMI não faz).


 

Assim, antes de comprar um monitor não deixe de verificar todos estes pontos apresentados nos últimos artigos.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Acesse nossas Redes Sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
bottom of page