O que é Moda?
- Yasmin Venega

- 14 de set. de 2025
- 3 min de leitura
Moda vem do latim modus e significa “modo”, “maneira” e “comportamento”. Em francês: “mode”: uso, hábito ou estilo. Em inglês a etimologia da palavra “fashion” remete ao latim factio, que significa fazendo ou fabricando, com caráter industrial.

Moda é a tendência de comportamento de um grupo de pessoas em relação à vestimenta, acessórios, maquiagem, estilo de vida e até mesmo alimentação. É a expressão de um estilo de vida que inclui a escolha de roupas e acessórios de acordo com as tendências do momento.
Moda não é apenas uma tendência momentânea
Existe uma série de estudos antropológicos sobre moda que podem explicar de forma profunda o que isso significa para a nossa sociedade. Pensar que é apenas uma vestimenta de época seria uma visão muito rasa do assunto. Pessoas podem estar felizes ou infelizes de acordo com sua capacidade de adaptar-se à moda. Procedimentos médicos e cirúrgicos foram desenvolvidos por pessoas atrás de estarem de acordo com as tendências. Muito dinheiro, emprego, preconceito, exclusão, inclusão, tudo isso pode ser fruto da relação das pessoas com a moda. Sim, coisas boas e ruins já aconteceram por causa dela, e por isso devemos entender o significado real dela.
Por mais que seja algo efêmero, ou seja, muda sempre com o passar do tempo, a moda é também cíclica, e está ligada a traços de personalidade e cultura. É possível, de acordo com a maneira que a pessoa se veste e se comporta, entender o contexto no qual ela está inserida e sua relação com ela. Uma pessoa que siga o modo de se vestir de sua região, por exemplo, está de alguma forma aceitando as regras daquela sociedade. Da mesma forma, um aluno que se recusa a vestir o uniforme da escola para usar somente roupas pretas, está querendo passar uma mensagem.
Seguir a moda não precisa ser um gesto consciente
Muitas pessoas não ligam para a cor que é tendência neste verão, mas ao observarem todos no trabalho usando tons pastel, o fazem para sentir-se bem. Quantas vezes não acontece de alguém ir em uma festa e encontrar alguém com uma roupa igual? Isso não é apenas coincidência, pois diz muito sobre o quanto aquelas pessoas têm em comum, desde os lugares que frequenta para comprar roupa, até o orçamento disponível.

Também há algumas modas que estão mais ligadas a questões comportamentais. O alimento do momento, a dieta que faz sucesso durante um determinado tempo, tudo isso é moda. É passageiro, efêmero, mas marca época.
Conhecer tudo que acontece no chamado mundo da moda é mais do que um passatempo. É uma oportunidade gigante de adentrar em um mundo altamente profissional, com cifras impressionantes, e possibilidades infinitas.
Mas é pra você?
É seguir tendências ? É estar antenada no que está em alta no momento , ou procura buscar algo que se adapta ao seu dia a dia e seja prático? Muitas pessoas são totalmente fiéis e fazem de tudo para se vestir conforme ao que está em alta no momento, porém, muitas não abrem mão do conforto e da sua personalidade em se vestir e até mesmo conseguem conciliar com seus gostos juntamente com a tendência!
Vivemos num mundo aonde tudo é cronometrado e nem temos tempo pra escolher o que vestir! Então muitos preferem o básico e curinga pra não errar nas escolhas, e esse mundo de vestuário vem oferecendo cada vez mais essas opções.

Hoje podemos ver bastante peças mais leves , que são fáceis de lavar, muitas não precisam nem passar. Um exemplo são peças em alfaiataria, que vem alcançando um enorme espaço no guarda roupa das mulheres , além de práticas , combinam em qualquer ocasião , tanto formal como informal , looks mais despojados ! Peças em poliamida não estão somente nas academias , muitas peças estão sendo usadas e compondo vários looks no cotidiano das pessoas.
Nos meus Artigos vou tentar atender vocês com um pouco de tudo de universo da moda como: as tendências atuais, dicas de estilo pessoal, análises de desfiles e coleções, resenhas de produtos e marcas, além de conteúdo sobre beleza, alta costura e moda de rua.
Até nosso próximo encontro.
Referências bibliográficas: Academia Brasileira de Arte




Comentários