Pilates, qual a importância de iniciar na infância
- Daiany Peres

- 14 de set.
- 4 min de leitura

• Treino respiratório;
• Aumento da flexibilidade e força muscular;
• A melhora da postura e do equilíbrio;
• O alívio do estresse e a prevenção de lesões;
Esse são só alguns dos benefícios que o pilates pode proporcionar e que todos nós já ouvimos falar sobre eles, Isso já sabemos, porém hoje vamos abordar sobre a importância de iniciar na infância.
É na infância que todos os hábitos se originam sejam eles bons ou ruins. Nessa fase a criança está mais perceptiva e atenta sempre querendo aprender algo novo. Criar o hábito de exercício é primordial para que tenhamos no futuro adultos conscientes e que mantenham um padrão saudável e ativo.
A infância é considerada uma fase crucial de desenvolvimento do indivíduo, tanto na estruturação da área física quanto da psíquica e cognitiva. Por isso, tudo o que for vivenciado, experimentado e estimulado nesse momento proporcionará efeitos na vida adulta da pessoa, então fomentar essa vontade de se exercitar de forma correta, trás vários benefícios e vamos analisar quais são eles.
O pilates trabalha o corpo como um todo, sempre respeitando os limites dos alunos no geral. Joseph pilates encantou a todos com o seu método, pois ao estudar e analisar grupos de idosos conseguiu encontrar um equilíbrio em exercícios para prevenção de problemas futuros ou seja pilates abrange a TODOS os públicos, crianças, gestantes, idosos, homens, mulheres, pois se não for para reabilitar, trabalhamos com a prevenção.
E é ai que entram as crianças.
Você ( seja a idade que você está hoje) já observou que muitos dos “problemas” de saúde ou dores que tem, poderiam ser evitados se tivesse esse auto cuidado desde a infância?
Nessa fase podemos estimular e trabalhar melhor pois atuamos na prevenção e como diz o ditado prevenir é melhor que remediar não é?
Atualidade
Hoje em dia as crianças estão cada vez mais tendo problemas de saúde visual, postural, e social, pois nasceram em uma época onde as telas estão tomando conta do mundo. Brincadeiras como antigamente que estimulavam a mente, não existem mais, e foram tomando conta as brincadeiras já prontas nos dispositivos eletrônicos , que não estimulam o pensamento das crianças e os neurônios estão cada vez menos sendo estimulados.
A visão: os estímulos da luz azul que possuem nos tablets, celulares e tv, estimulam de forma negativa a visão das crianças e tirar eles da frente das telas se torna uma tarefa desafiadora para os pais, porém a necessidade de evitar telas está cada vez mais sendo estudada e percebida através de danos perceptivos tanto na visão como nos comportamentos das crianças como irritabilidade, ansiedade entre outros.
Os olhos, não estão relacionados somente a visão, ele é um dos captores posturais, os músculos que envolvem os olhos se estimulados de forma incorreta além de prejudicar a visão também gera má postura.
Temos 4 receptores sensoriais que enviam informações para o cérebro sobre posição do corpo no espaço, equilíbrio e postura
Incluem o:
Captor podal (os pés)
Captor ocular ( os olhos)
Captor oclusal ( a boca)
E sistema vestibular ( ouvido interno)
Além desses as musculaturas da coluna também informam o cérebro sobre a posição do corpo.
A analise dos captores posturais são fundamental na posturologia, e o pilates é um grande aliado promovendo estímulos sensoriais para todas as regiões do corpo. Trabalhando de forma completa e nada melhor que iniciar o quanto antes com estímulos tão importantes como esses.
Qual a melhor idade para iniciar o pilates com as crianças?
A partir da idade em que a criança consiga entender comandos verbais, geralmente a partir dos 6 anos.
Essa fase é uma ótima fase para introduzir o Pilates.
Aqui no Studio Daiany Peres sempre frisamos a importância de iniciar o quanto antes os estímulos.
Nossos pequenos estão cada vez mais necessitando desse cuidado.
Vocês já observaram o peso das mochilas das crianças? Ao verem o peso daquele material sendo carregado todos os dias podemos perceber que a coluna dos nossos pequenos estão sendo exacerbadamente utilizada e manter um bom fortalecimento das musculaturas corretas será a melhor opção.
Criança e a má postura
Quase todos os movimentos que fazemos geram uma compensação anteriorizada do nosso corpo certo?
Exercícios como escrever, ficar no celular, tablets ou mochilas pesadas sempre se propiciam a anteriorização do tronco, e isso aumenta ainda mais quando vem chegando a idade adulta.
Aqui no pilates trabalhamos alongamentos da cadeia anterior do corpo( que são pouco estimulados) no dia a dia e fortalecemos a cadeia posterior e músculos profundos da coluna. Gerando uma simetria e melhora postural.

Outra coisa que pode gerar má postura é problemas de socialização, crianças muito acanhadas e vergonhosas tendem a arcar o corpo para frente, e no pilates além do trabalho especifico dos músculos, temos a interação com outras pessoas que geram a socialização e inibição da timidez.
Aqui, todos os alunos se motivam , nunca apostam entre si, não temos disputas e nem concorrências, estamos sempre estimulando para o aluno se motive e melhore gradativamente .

Estamos sempre atentos a todos os objetivos do tratamento de cada aluno, sempre respeitando a sua individualidade e cuidar da sua saúde é dever nosso.
Invista em qualidade, Cuidem das crianças e crie um futuro melhor.




Comentários