Nutrição: a sua melhor opção!
- Dra. Bianca Vasconcelos

- 14 de set. de 2025
- 3 min de leitura
Meu primeiro contato consciente com a Nutrição em si, começou em meados de agosto de 2011, quando ainda cursando a graduação em Farmácia, tive uma disciplina de introdução à Nutrição. Me lembro de como fiquei encantada com cada aula e com cada informação nova que o professor trazia. Me recordo bem de como ele chegava para as aulas: caneca cheia de chá, suando pelo efeito termogênico do mesmo e um sorriso aberto cheio de alegria para compartilhar seus conhecimentos! E, desde então, eu fiquei refletindo comigo mesma, como ninguém nunca me ensinou isso! Logo, comecei a aplicar os conhecimentos práticos que ele ensinava e, assim, pude iniciar um novo processo de reeducação alimentar na minha casa, que mais tarde se tornaria minha missão com cada um de meus pacientes e alunos!

Com esse pequeno trecho da história, trago minha primeira grande reflexão para você leitor (a): a Nutrição muito mais que uma disciplina de faculdade, é a base da nossa vida, da nossa rotina, afinal, todos nós precisamos nos alimentar todos os dias e, saber se nutrir com excelência, deveria ser um direito ofertado desde à infância em todas as escolas, não apenas com a alimentação em si, mas com conhecimento ministrado na sala de aula.
Mas, pensando em nutrir com excelência, para onde será que temos caminhado com todo avanço da ciência e tecnologia? Infelizmente, para pacotes com promessas fácies e práticas, rótulos bonitos e produtos alimentícios cheios de sabores artificiais e excessos que o seu organismo terá que lidar! Por isso, trago o meu maior objetivo à tona, como Nutricionista e Farmacêutica, que é ensinar e transformar a alimentação do máximo de pessoas que puder, para que mais do que comer, elas possam se alimentar e nutrir seu corpo de verdade, respeitando e considerando cada fase da vida, porque sim, cada fase da nossa vida requer cuidados e nutrientes específicos!
Assim, quando pensamos em uma verdadeira alimentação saudável, devemos considerar dois termos importantes: Densidade Nutricional e Diversidade Alimentar!
A Densidade Nutricional significa que devemos colocar na nossa mesa, alimentos que contenham boas fontes de nutrientes essenciais por unidade de energia (as chamadas calorias); entre estes: macronutrientes, como carboidratos, lipídeos e proteínas, além de micronutrientes, como vitaminas e minerais, sem esquecer as fibras!
Reforçando este princípio, a Diversidade Alimentar entra para, de fato, trazer diferentes alimentos que irão oferecer diferentes fontes de nutrientes e compostos bioativos. A união destes dois conceitos é fundamental para pensarmos em uma alimentação saudável, equilibrada e rica em nutrientes diferentes – é o famoso prato colorido! Não à toa, as cores são muito importantes, pois cada cor que escolhemos traz em si uma combinação de substâncias químicas (compostos bioativos) que atuam no nosso metabolismo, favorecendo o processo de emagrecimento, a detoxificação, melhorando o sistema imunológico e, contribuindo com ação anti-inflamatória e antioxidante, fora outras propriedades bioquímicas. Por isso, ao realizar as suas compras, pense em colocar verduras, legumes e frutas com as mais diferentes cores, texturas e sabores. Inclua alimentos integrais, chás e ervas naturais para temperar os alimentos. Considere diferentes fontes de proteínas (carnes, ovos, queijo, leite, leguminosas) e gorduras boas (como azeite de oliva extravirgem, abacate, castanhas e sementes). Isso será fundamental para alcançar uma boa saúde!
Contudo, o contrário deste cenário exposto é o que mais prevalece – uma alimentação monótona, pobre em nutrientes e, como os próprios rótulos hoje já nos alertam, com alimentos altos em açúcar, gorduras e sódio. E, as consequências dessa alimentação “fácil” já estão aparecendo e cobrando a conta, que vem associada a doenças importantes e cada vez mais prevalentes, como diabetes, obesidade, síndrome metabólica, resistência insulínica, hipertensão, compulsão alimentar e tantas outras.
A alimentação saudável ou a falta dela, também afeta diretamente o seu intestino. Um intestino inflamado, com pouca diversidade de bactérias boas, interfere diretamente na absorção dos nutrientes, na produção de hormônios importantes e inclusive no seu humor!
Assim, podemos entender a complexidade da alimentação, que embora seja um hábito simples e rotineiro em nossas vidas, de fato, exige uma atenção, cuidado e planejamento, para que mais do que comer, possamos levar nutrientes para o nosso corpo, favorecendo a nossa saúde e a qualidade de vida. Por isso, o Nutricionista está aqui não só para te entregar um plano alimentar, mas para te orientar, ensinar e cuidar da sua saúde e da sua família. Muito além da dieta, Nutrição é cuidado, é respeito pelo corpo, é responsabilidade familiar, é amor por nutrir!




Me cuido com essa profissional maravilhosa e estou amando! Em pouco tempo já tive ótimos resultados. Não quero parar!!!