OQUE FAZ UM COMPUTADOR SER GAMER – MEMÓRIA
- Ricardo Justino

- 15 de nov. de 2025
- 3 min de leitura
Em continuação aos artigos anteriores, buscando explicar para aqueles que nada entendem a respeito da diferença entre um computador normal e um PC gamer, caso você mesmo pretenda ter um ou deseja presentear um filho, antes de adquirir sugiro a leitura dos artigos anteriores e também dos próximos para não ser engando por um vendedor ou anúncio que diz uma coisa e vende outra! Buscando usar linguagem simples pretendo levar muitos a iniciarem a viagem neste mundo de jogos com belos gráficos e buscando uma excelente jogabilidade.
Dando continuidade aos artigos anteriores, um dos mais importantes hardwares para um PC Gamer é a Memória RAM! É com ela que o processador trabalha para que sejam realizados milhões de cálculos de forma mais rápida e assim em segundo sejam realizadas milhares de operações que incluem a leitura do teclado e do mouse, o envio dos resultados para a tela de forma dinâmica e os cálculos matemáticos todos sejam realizados eficientemente.

Antes de falar especificamente dela precisamos entender um conceito muito importante, a diferença entre a memória do HD ou SSD (que seria o disco físico) e a memória RAM.
Usando um exemplo fácil de entender, a memória de um disco rígido físico (seja um HD ou SSD) seria equivalente a um arquivo de dados, uma sala um prédio onde tudo é armazenado e a memória RAM seria uma mesa de trabalho em que um funcionário chamado processador utiliza.
Imagina que por segundo este funcionário precisa preencher a tela do PC e assim, quanto maior a resolução, mais peças ele precisa trabalhar em cada segundo. Se essas peças ficarem nos arquivos, ele vai se levantar da mesa, pegar um elevador, encontrar aquela peça e levar a mesa... depois fazer isso novamente e novamente. Oque levaria muito tempo. Atrasaria todo o trabalho.
Assim, quanto maior sua mesa, cabendo mais peças, mais rápido seria o seu trabalho, não precisando que ele buscasse de forma mais lenta um arquivo longe.
É aí que a memória RAM entra. Quanto maior sua capacidade menos informações são buscadas no HD. Ela trabalha incrivelmente mais rápido que qualquer outro meio, e nos novos modelos inclusive, milhões de informações por segundo são realizadas.
Desta forma, o tamanho da mesa de trabalho de um PC gamer estará nos Gigabytes da memória RAM!
Neste ponto a velocidade da mesma faz grande diferença (ela já se encontra no quinto nível de evolução e continua evoluindo para que a inteligência artificial possa chegar aos computadores de forma mais eficiente) assim como o tamanho.

O próprio sistema operacional (normalmente Windows) ocupa uma grande parte dela (no mínimo 4 Gigas) e por isso PCs com 8 Gb são recomendados para uso comum, de forma a haver mais velocidade nos dados, e mais programas possam ser utilizados ao mesmo tempo, sem engasgos, lentidão ou travamentos.
Então, vamos imaginar que um jogo peça 8 gigas de memória no mínimo, o recomendado seria um PC com pelo menos 12 gigas já que o Windows utilizaria 4 para ele!
Em razão de ser um recurso cada vez mais utilizado por jogos e sistema operacional, PCs que desejam ser gamers nos dias de hoje possuem cerca de 32 gigas no mínimo. E com o passar do tempo, mais e mais memória será necessária.
A vantagem é que por ela ser instalada em módulos, podemos aos poucos ir aumentado ela. Comprando por exemplo um PC com 16 gigas, e depois, com o passar do tempo e sentindo a necessidade, vender os módulos e comprar novos, com maior capacidade.
Com o aumento da memória poderemos ter:
· Maior taxa de quadros (FPS): Uma quantidade adequada de RAM melhora a fluidez pois com menos acesso ao disco rígido o processador pode trabalhar mais rapidamente.
· Multitarefa sem engasgos: Jogadores que usam outros aplicativos abertos em segundo plano, como navegadores, ou de chat, precisam de maior quantidade de memória RAM, para que o sistema possa lidar com as diferentes tarefas simultaneamente sem lentidão, travamentos ou engasgos.
· Gráficos melhores: Com memória suficiente, o jogo pode acessar dados mais rapidamente, o que ajuda a renderizar gráficos mais complexos e detalhes mais nítidos na tela, uma vez que mesmo a placa gráfica precisa do uso do processador para que as tarefas sejam realizadas
Ao ter mais memória ram então menos dados são buscados nos discos físicos que são mais lentos, e isso faz total diferença na hora que vamos jogar, afinal o processador irá tratar de não só fazer o rodar o sistema operacional como todo o jogo em sí, sejam seus gráficos, seus movimentos ou sua trilha sonora!
Aumente sempre que possível a quantidade de memória de seu PC, mesmo que não seja um PC gamer, se almeja mais velocidade e fluidez enquanto o utiliza. Pode trazer uma experiência muito melhor e suave. Seu processador irá agradecer!




Comentários