top of page

Saúde da Mulher: Cuidado e Prevenção pela Alimentação

Hoje o mundo vive em um cenário de extrema pressa e busca constante por facilidades, onde produtos alimentícios práticos são preferidos em relação aos alimentos saudáveis. Não é diferente no universo feminino, onde as mulheres precisam lidar com o trabalho, a casa, os filhos, o marido e tantas outras obrigações, que sua saúde e o básico – que é a alimentação nutritiva – acaba ficando de lado.


Nesse contexto, em outubro temos o lembrete do Outubro Rosa, sendo um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o cuidado contra o câncer de mama. Além disso, esse mês traz um lembrete importante sobre o cuidado com a saúde feminina de forma integral: corpo, mente e hábitos.


Quando pensamos em prevenção, tanto do câncer de mama, como de tantas outras doenças, a alimentação em todas elas ganha um destaque especial, pois é nas escolhas diárias que moldamos a nossa epigenética (como os nossos hábitos de vida podem alterar a expressão gênica, levando ao desenvolvimento ou não de doenças). Dentre os padrões alimentares mais estudados e recomendados para promover longevidade e proteção contra doenças crônicas, destaca-se a alimentação mediterrânea.


A alimentação mediterrânea considera uma alimentação equilibrada com base em alimentos naturais e anti-inflamatórios, como frutas, verduras, legumes, azeite de oliva extravirgem, peixes e carnes magras, castanhas e grãos integrais, sendo uma verdadeira aliada da saúde da mulher em todas as fases da vida (Figura 1).


Figura 1 - Nova pirâmide alimentar.
Figura 1 - Nova pirâmide alimentar.

Philippi, Sônia Tucunduva. Pirâmide dos Alimentos: Fundamentos Básicos da Nutrição — 4ª edição revisada e atualizada, Editora Manole, 2024.


Essa maior ingestão de antioxidantes, compostos fenólicos e gorduras boas, reduzem inflamações e o estresse oxidativo (processos envolvidos na formação de células cancerígenas e em muitas outras doenças), sendo fundamental quando falamos de prevenção. E vai além, essa alimentação trará benefícios visíveis na sua saúde a partir de quando mudar os seus hábitos, melhorando a disposição, a saúde intestinal, dores crônicas, reduzindo celulites, trazendo um maior equilíbrio hormonal melhorando, até mesmo, o humor, além de tantos outros sintomas relacionados a inflamação crônica de baixo grau.


Como benefício adicional de uma alimentação colorida e cheia de nutrientes e compostos bioativos, está o controle do peso e equilíbrio metabólico.A alta ingestão de fibras e a baixa presença de alimentos ultraprocessados ajudam na regulação da glicose e dos hormônios relacionados ao apetite, contribuindo para o controle do peso, prevenção do diabetes tipo 2 e redução da gordura abdominal.


Mulheres: cuidar, é da sua natureza. Comece a cuidar de você, escolha melhor os alimentos que vão entrar na sua casa, coloque alimentos coloridos na sua mesa e da sua família; invista na sua saúde; beba água; faça uma atividade física; leia um livro e tire tempo para você (nem que seja 10 minutos do seu dia). Afinal, a saúde envolve esse cuidado completo: corpo, mente, espírito e relacionamentos! Por isso, escolha e viva a prevenção de forma leve, gostosa e nutritiva!


Referências científicas:


Martínez-González, M. A., & Martín-Calvo, N. (2023). Mediterranean diet and health: Is all the evidence strong enough? Public Health Nutrition, 26(5), 974–986. https://doi.org/10.1017/S1368980022002377

Toledo, E., et al. (2015). Mediterranean diet and invasive breast cancer risk among women at high cardiovascular risk in the PREDIMED trial. JAMA Internal Medicine, 175(11), 1752–1760. https://doi.org/10.1001/jamainternmed.2015.4838


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Acesse nossas Redes Sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
bottom of page